terça-feira, 23 de março de 2010

QUANDO DEUS TRAZ ORDEM AO CAOS.


GÊNESIS 1:1-2
"1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 A erra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz. 4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas."

Esses versículos em especial nos mostra como Deus colocou em ordem o mundo que outrora estava em trevas, trouxe luz onde havia escuridão. E assim é conosco...
GÊNESIS 2:7. "7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."

Fomos feitos do barro, pó, terra que não tem forma definida, mas Deus quer nos dar forma. Barro é barro até o momento em que alguém comece a moldá-lo e quando esse trabalho é feito de coração, quando se transmite emoção, esforço, cuidado... Então, se transforma em escultura.

Uma das técnicas com barro:
1º > Obviamente retirado da natureza precisa ser purificado, tirar do barro aquilo que pode atrapalhar no processo.
2º > É preciso fazer uma mistura com um tipo de cola para barro (barbatina ou lambuge), para ter liga e então moldá-lo. Inicia-se então o processo de moldagem.
3º > Secagen, consiste em eliminar a maior parte de água por meio da evaporação.
4º > 1ª cozedura, elimina totalmente a água (essa fase chama-se chacota). Cozedura à 900 graus.

5º > 2ª cozedura chama-se vidragem, última etapa que consiste em dar o aspecto brilhante como uma cerâmica. Cozedura à 1000 graus.


Fazendo um paralelo de Deus conosco:

1º > Nos retira do lamaçal, e começa a purificar-nos.

2º > Começa então a mistura com força de vontade, amor, Palavra, oração...

3º > Nos leva para o "deserto", forma de aprendizagem, amadurecimento...

4º > Permite provas mais duras aos quais intensifica nossa dependência dEle...

5º > Cozedura mais ardente que nos leva totalmente a dependência dEle com agradecimentos e vitórias para finalizarmos com perfeição Sua obra em nossas vidas, e quem olhar saberá quem foi o Artista.

JEREMIAS 18:1-6.

"1 A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
2 Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
3 E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
4Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
5 Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel."

Até que alguém toque no barro sem intenção de moldá-lo, barro é barro. Mas, se for o contrário então ele terá algum valor.

"DEUS TRANSFORMA O BARRO. ELE NOS AMA, MAS NÃO ACEITA QUE CONTINUEMOS COMO SOMOS."

Atenção: Quando o barro resiste ao trabalho do oleiro, ou seja, quando não consegue moldá-lo é preciso reiniciar o trabalho ( amassando, colocando mais cola, mais água, mais barro, menos barro...). Quando isso se repete por várias vezes, então o barro perde a liga e não serve mais.

ROMANOS 9:19-22.
"19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição."

Quando Paulo escreveu esta parte creio que percebeu que podemos resistir ao que Deus quer fazer em nós. O barro é flexível e assim fica mais fácil que o oleiro trabalhe. Temos sido flexíveis para que Deus trabalhe?

ISAÍAS 64:8

8 Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos.

Precisamos ser identificados pelos outros como vasos de Deus e não como barro sem forma. Temos que deixar Deus trabalhar em nossas vidas.

Lembre-se: O BARRO EM SI NÃO TEM VALOR, MAS NAS MÃOS DO NOSSO OLEIRO, NOS TORNAMOS OBRAS DE ARTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sozinha?

Sozinha?
Ele está comigo e contigo sempre...